Poucas cidades do mundo sabem apontar o metro quadrado exato onde nasceram. São Paulo sabe: é uma pequena praça no centro histórico, onde hoje um museu ocupa o lugar de uma cabana de barro e palha erguida por dois padres jesuítas em 1554. A coincidência que batizou a futura metrópole de mais de 11 milhões de habitantes não tinha nada de planejado — era apenas o calendário litúrgico do dia.
Uma missa que virou fundação
Em 25 de janeiro de 1554, os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta celebraram a primeira missa em um colégio recém-erguido nos Campos de Piratininga, um planalto a cerca de 70 quilômetros do litoral, onde já existia a vila de São Vicente. A construção era modesta: uma cabana de pau a pique — estrutura de bambu e madeira revestida de barro — com cerca de 90 m², medindo entre 10 e 14 passos craveiros de lado. A data não foi escolhida ao acaso: 25 de janeiro é o dia da conversão do apóstolo Paulo no calendário católico, e foi essa efeméride que deu nome ao colégio e, depois, à cidade que cresceu ao redor dele.
O colégio tinha uma função dupla: era escola para catequizar e alfabetizar indígenas e filhos de colonos, e também posto avançado da colonização portuguesa no planalto, distante da costa mas ligado a ela pela Serra do Mar. Anchieta, então com 19 anos, se tornaria um dos primeiros a sistematizar a língua tupi em gramática escrita — trabalho fundamental para a catequese e para a própria comunicação entre colonos e povos indígenas na região. Ao redor da missão foi crescendo o povoado que, em 1560, o governador-geral Mem de Sá elevaria à categoria de vila.

O Pátio do Colégio reconstruído, referência arquitetônica ao prédio do fim do século 19
De casa de catequese a palácio dos governadores
O colégio cresceu e foi reformado ao longo de dois séculos, mas em 1759 a Companhia de Jesus foi expulsa de todos os domínios portugueses por ordem do Marquês de Pombal, então ministro todo-poderoso do rei Dom José I. Os jesuítas deixaram o prédio que haviam erguido e ampliado, e a Coroa deu um novo uso ao complexo: entre 1765 e 1908, o Pátio do Colégio funcionou como Palácio dos Governadores, sede do poder político da capitania e depois da província de São Paulo.
Passou por ali boa parte da história administrativa paulista dos séculos 18 e 19 — mais de 140 anos como centro de poder, quase o dobro do tempo em que o prédio havia servido como colégio jesuíta antes da expulsão de 1759.
A tempestade de 1896 e a reconstrução do centenário
O prédio original não resistiu ao tempo. Em março de 1896, uma tempestade de ventos fortes rachou a fachada de taipa e derrubou a estrutura de madeira, destruindo a parede interna, diversos altares e parte da torre da antiga igreja. A prefeitura contratou o engenheiro Teodoro Sampaio para demolir o que restava da construção — encerrando, na prática, mais de três séculos de história física do primeiro edifício erguido em São Paulo.
Por quase 60 anos, o local ficou sem lembrar seu passado colonial. A reconstrução só veio em 1954, quando a cidade completava seu quarto centenário: o governo do estado devolveu o terreno à Companhia de Jesus para que o conjunto fosse reerguido como monumento histórico, com um projeto baseado na aparência que a construção tinha no final do século 19.
- 1554 — fundação do colégio jesuíta e primeira missa em Piratininga
- 1759 — expulsão dos jesuítas de todos os domínios portugueses
- 1765–1908 — o prédio funciona como Palácio dos Governadores
- 1896 — colapso da estrutura original após uma tempestade
- 1954 — reconstrução para o quarto centenário da cidade de São Paulo

O pátio interno, hoje sede do Museu Padre Anchieta
Hoje o espaço abriga o Museu Padre Anchieta e integra o Centro Histórico de São Paulo, área tombada como patrimônio da cidade. Mas a relíquia mais valiosa do local não está em nenhuma vitrine climatizada: é um trecho de parede de taipa de pilão datado de 1556, encravado na construção atual. Ainda que o prédio visível reproduza o desenho do final do século 19, esse fragmento de barro socado é, literalmente, o elemento arquitetônico mais antigo de toda a cidade de São Paulo — sobrevivente de uma cabana que não deveria durar mais que algumas décadas e que, de um jeito ou de outro, segue de pé há mais de 470 anos, escondida dentro dos muros do lugar onde tudo começou.


Seja o primeiro a comentar.